como lembrar dos sonhos

Como lembrar dos sonhos

Sonhar é uma parte importante do Ser Humano, e muitas vezes é uma experiência fantástica. Você sabia que todo o mundo sonha todas as noites? É verdade, mas é muito fácil esquecer esses sonhos e eles ficam perdidos para sempre. Se você é uma daquelas pessoas que diz: “Não sonhei nada na noite passada”, então está errada. Você sonhou, apenas não se lembra. E mesmo quando consegue recordar pela manhã, com o passar das horas, pequenos detalhes desaparecem. Dessa forma, os sonhos se tornam em memórias distantes.

Mas então… como lembrar dos sonhos?

Felizmente tem algumas coisas que você pode fazer para ajudar nessa tarefa:

O primeiro passo para lembrar dos sonhos é dormir bastante, ou pelo menos o suficiente. Se dormiu e descansou bem, será mais fácil conseguir se focar. O seu cérebro vai estar funcionando melhor, recordando com mais clareza.

O sonho acontece quando nos encontramos na fase de sono REM, isso são as iniciais de “Rapid Eye Movement”. Em português isso quer dizer Movimento Rápido dos Olhos”. Quanto mais uma pessoa dorme, mais tempo de sono REM ela tem. Dessa forma, tem mais sonhos, e cada um desses sonhos é mais longo. Assim, a probabilidade de recordar é maior.

O próximo passo é manter um bloco de notas e um caneta perto da cama. De preferência em cima da mesinha de cabeceira de forma que você consiga alcançar imediatamente quando acordar. Esse bloco, ou diário dos seus sonhos, vai ser muito útil em duas situações:

  1. Quando você desperta durante a noite, se estava sonhando, anote imediatamente todos os detalhes. Se não fizer isso, muito provavelmente vai esquecer todos os pormenores importantes, ou mesmo tudo o que estava sonhando. Se não tiver disposição para escrever tudo, então pelo menos escreva os diálogos que ocorreram nesse sonho. Os diálogos são normalmente a primeira coisa a ser esquecida. Uma forma de anotar sem escrever muito é apenas registrar o assunto do sonho, os acontecimentos mais importantes.
  2. Quando desperta pela manhã, anote também o mais rápido possível. De preferência antes de sair da cama. A razão para fazer isso rapidamente é porque os seus pensamentos interferem com a memória dos sonhos. Esses pensamentos pessoais do seu dia a dia também precisam da sua atenção. É inevitável começar a pensar na sua vida, trabalho, relações, e muito mais. E isso faz esquecer os sonhos muito rapidamente. Por isso, quando você acorda deve dar prioridade ao sonho. Reflita sobre ele e aponte todos os pormenores de que se lembra.

diário dos sonhos

Técnica do sono REM

Finalmente, vamos falar de uma técnica que algumas pessoas usam. Como falamos antes, sonhamos quando estamos a passar pela fase de sono REM. E se você acordar diretamente do sono REM, fica muito mais fácil lembrar do sonho. Em outras palavras, o sonho é muito recente e fácil de recordar. Então como fazer para acordar diretamente do sono REM? Essa fase do sono acontece a cada 90 minutos. Então o melhor que você pode fazer é colocar o seu alarme de acordo com esse tempo. Por exemplo, pode agendar o alarme para 7 horas e 30 minutos depois de adormecer. Pode calcular e adicionar uns minutos extra para o tempo que necessita para adormecer, como 7 horas e 45 minutos. Se acordar depois de sete horas e trinta minutos de descanso, então muito provavelmente vai despertar diretamente da fase REM. Assim vai ter muito mais probabilidades de lembrar o que estava sonhando.

despertar para recordar sonhosNão exagere

Algumas pessoas colocam o alarme de acordo com essa fórmula, só que muito cedo, como por exemplo 3 horas ou 4.5 horas depois de adormecer. Aqui no Guia dos Sonhos não aconselhamos a fazer isso. Você pode não descansar o suficiente e o próximo dia vai ser horrível devido a isso. Sem uma boa noite de sono você não se concentra da mesma forma, e também se sente exausta. É muito bom lembrar os sonhos, mas a sua saúde mental é muito mais importante. Se quer usar essa fórmula, então recomendamos um período mínimo de 7 horas e 30 minutos.

Se você for persistente nesses exercícios e continuar se concentrando e anotando sonhos, cada vez vai ter mais facilidade em recordá-los. No futuro até vai lembrar de mais sonhos na mesma noite.

Sonhos Relacionados

Deixe um comentário